Singularidade e sonho de permanência da sociedade escravista brasileira (Século XIX)

Conteúdo do artigo principal

Ênio José da Costa Brito

Resumo

Dentro de uma onda de estudos sobre a escravidão no Brasil dos últimos 50 anos temos o estudo original sobre a dimensão política da mesma a partir de documentação original (Anais e Arquivos) levado adiante por Tamis Parron. No Século XIX ocorreu, segundo o autor, uma politização das questões escravistas e não tanto o desenvolvimento de uma política da escravidão. O contrabando de escravos e a defesa da escravidão são eventos significativos demais para serem deixados de lado pela historiografia. Para Parron aspectos externos como a mudança da política escravagista norte-americana e a posição da Inglaterra interferiram claramente na política interna do Brasil. Entretanto, para o autor, não só houve a defesa da escravidão com o envolvimento claro do Estado nisto mas também jogos de cena política da parte dos que fossem contra. Alguns eventos indiretos como a Lei da Terra e a tráfico interno de escravos faziam parte de uma politização da temática da escravidão e por decorrência a manutenção da sociedade escravocrata.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BRITO, Ênio José da Costa. Singularidade e sonho de permanência da sociedade escravista brasileira (Século XIX). HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 12, n. 35, p. 987–1001, 2014. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n35p987. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2014v12n35p987. Acesso em: 31 ago. 2025.
Seção
Comunicações/Papers-Communications
Biografia do Autor

Ênio José da Costa Brito, PUC SP

graduação em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana (1972) , graduação em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1966) e doutorado em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana (1979) . Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professor Doutor do Centro Universitário Assunção Unifai e Professor do Instituto São Paulo de Estudos Superiores Itesp. Tem experiência na área de Teologia , com ênfase em Teologia Pastoral. Atuando principalmente nos seguintes temas: Leigo, Igreja, Pastoral, Teologia.