The end of the world as we know it: changing geographies of ignorance and knowledge, hope and faith
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Here I wish to report on developments on three fronts concerning ‘religion’ in expanding global debates about the ‘the end of the world’ and ‘the ways we know it’, concerning: (1) the word ‘religion’ itself, as half of the religion-science binary, and its marginalization–or complete absence–in the construction of the modern scholarly disciplines and university departments, and influencing of ‘modern’ culture and politics; (2) proliferating doubts about the positivist (and secularist) epistemology of modern ‘science’; and (3) the growing sense that we are caught up in epochal transitions, in which we are significant actors, and that, far beyond what we can know ‘scientifically’, our responses involve leaps of hope and faith which contribute to tipping the balance among divergent possible futures.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.