Os "sem religião": alguns dados para estimular a reflexão sobre o fenômeno
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Entre os diversos grupos religiosos apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o grupo dos "sem religião" é um que instiga a pesquisa de cientistas sociais e estudiosos da religião. O Censo de 2010 revela que os sem religião são o terceiro maior grupo do cenário religioso brasileiro: 8,04% da população brasileira se declara sem religião, o que corresponde, em termos absolutos, a 15.335.510 indivíduos (IBGE, 2014b). Além disso, os dados revelam que os sem religião não param de crescer e apresentam uma média de crescimento continuamente superior à da população brasileira (IBGE, 2014g). Tal fenômeno incita algumas perguntas, como por exemplo: Qual o perfil do grupo dos sem religião? O que esses indivíduos pensam sobre religião? Será que eles cultivam alguma espiritualidade? Como será essa espiritualidade: religiosa ou não-religiosa? Quais os fatores que suscitam a expansão desse fenômeno? Os dados que são apresentados de seguida são um estímulo para quem deseja refletir e compreender o fenômeno dos sem religião.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.