¿Un Cristianismo postreligional?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Um cristianismo pós-religional?
Parto do pressuposto de que o cristianismo fundacional não uma religião, mas um humanismo suprareligioso. Fundamento esta afirmação ao submeter diferentes dimensões do movimento cristão primitivo a uma hermenêutica postreligional. Considero que o que chamamos de cristandade é um desvio religioso institucional do cristianismo que começou com o Edito de Milão, mas que foi preparado anteriormente a partir das Cartas Pastorais. Nesta perspectiva, a crise atual do sistema religioso da Cristandade é uma oportunidade de retornar às origens de um cristianismo supra e inter-religioso. Finalmente proponho considerar o cristianismo contemporâneo, por estar intimamente vinculado à aventura cultural histórica do Ocidente, como o movimento espiritual melhor preparado para lidar com o giro postreligional e propor a outras religiões, menos acostumadas que o cristianismo às críticas e autocríticas ocidentais, um novo local do religioso no contexto da pós-modernidade.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.