A singularidade da experiência religiosa islâmica: contexto histórico, revelação e concepção de Deus
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo procura apresentar aspectos importantes da espiritualidade islâmica. Parte-se de uma apresentação do contexto histórico em que surge o Islã para poder situar as raízes que vão dar uma configuração específica a esta experiência religiosa. Neste aspecto, a vida e a figura do Profeta Muḥammad são fundamentais, bem como o contexto histórico da península Arábica, suas perspectivas sócio-políticas e religiosas. Em seguida, começa-se a tratar sobre a concepção de revelação singular que o Islã possui a partir da experiência com o anjo Gabriel em que um conteúdo é transmitido e deve ser repetido sem alteração pelos seguidores desta revelação. Neste aspecto, a perspectiva acerca da revelação no Islã distingue-se da concepção judaico-cristã, na qual e revelação possui uma perspectiva histórica. Por fim, tratar-se-á neste artigo sobre a concepção islâmica acerca de Deus, sobretudo no que esta concepção possui de aceno para o ponto central na espiritualidade muçulmana: a Onipotência divina e a busca da Unidade.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.