O Êxodo como tradição de Israel Norte, sob a condução de El e Javé na forma de touro jovem
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Êxodo é uma das tradições fundantes de Israel e Judá. Porém, se Israel enquanto povo é oriundo de Canaã, como entender o processo de libertação do Egito? O artigo busca mostrar que a tradição do Êxodo se formou em Israel Norte, possivelmente durante o domínio egípcio de Sheshong I (945-925), campanha que se encontra registrada nos muros do templo de Karnak, no Egito, o qual derrocou o nascente reino de Saul. O artigo mostra também que nos santuários de Betel, Siquém e Dã havia um culto a uma divindade representada na imagem de um touro, a quem era atribuída a libertação do Egito. No princípio essa divindade era o Deus El, mais tarde, porém, passou a ser o Deus Javé, que absorveu os atributos de El, inclusive o culto na forma de touro. A caminhada pelo deserto é uma tradição independente e só mais tarde foi anexada à tradição da libertação do Egito. É possível que ela tenha surgido em Kuntillet ‘Ajrud, um entreposto para cobrança de tributo situado no deserto do Sinai e dominado por Israel Norte durante o reinado de Jeroboão II, na primeira metade do século VIII a.C.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.