Relações de gênero e orientação sexual no currículo da disciplina de Ensino Religioso em escolas estaduais e municipais de Recife

Contenu principal de l'article

Aurenéa Maria de Oliveira

Résumé

Esta pesquisa realizada em escolas públicas estaduais e municipais de Recife em Pernambuco por meio de projeto de iniciação científica que contou com o apoio da UFPE e do CNPq teve como objetivo, analisar no currículo da disciplina de Ensino Religioso (ER), o lugar que mulheres, especialmente as  com orientação sexual marginalizada como lésbicas, bissexuais e transexuais, ocupam. Para tal, trabalhamos com a metodologia da Análise de Discurso e com a Teoria do Discurso, procurando primeiro, identificar as principais ideologias que cercavam e envolviam o tema, para em seguida, localizar o discurso hegemônico ou os discursos hegemônicos que se afirmavam ao redor dele. Sendo assim, chegou-se à conclusão que abordagens sobre religião, gênero e diversidade sexual, que são expressas no cotidiano das salas de aula, não são, no entanto, levantadas no componente disciplinar examinado devido à ausência de um currículo que possa auxiliar docentes por meio de atividades propostas e conteúdos pragmáticos que estimulem o surgimento de pontos a serem considerados, negociados e correlacionados às temáticas em questão. Sendo assim, as dificuldades em se dialogar acerca da orientação sexual e homossexualidade de modo geral, e especificamente, no caso feminino, são grandes na disciplina de ER nas escolas pesquisadas.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
OLIVEIRA, Aurenéa Maria de. Relações de gênero e orientação sexual no currículo da disciplina de Ensino Religioso em escolas estaduais e municipais de Recife. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 13, n. 39, p. 1510–1533, 2015. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2015v13n39p1510. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n39p1510. Acesso em: 20 août. 2025.
Rubrique
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biographie de l'auteur-e

Aurenéa Maria de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Aurenéa Maria de Oliveira é licenciada em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/1996), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/2001) e doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/2006). Atualmente é professora adjunta III da UFPE, Centro de Educação, Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação. É também professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE (Núcleo de Teoria e História da Educação) e líder do Grupo de Estudo em Religiosidades, Educação, Memórias e Sexualidades (UFPE) cadastrado no CNPq. É igualmente pesquisadora dos grupos Religiões, Identidades e Diálogos (UNICAP) e do grupo Pós-Estruturalismo, Política e Construção das Identidades (UFPE). É integrante da rede-latinoamericana-em-teoria-do-discurso+unsubscribe@googlegroups.com. Realiza estágio pós doutoral na PUC-PR em área de concentração Educação, Religião e Sexualidade. Tem experiência no campo da Educação, Sociologia, História e Ciência Política com ênfase nas discussões sobre tolerância/intolerância, inclusão e exclusão social, multiculturalismo e diferença, atuando principalmente nas temáticas que envolvem Educação, Ensino Religioso e Currículo e Educação, Gênero, Sexualidades e Movimentos Sociais. É associada à ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Trabalha com a metodologia da Análise de Discurso de linha francesa e com a Teoria do Discurso elaborada por Ernesto Laclau.