A vocação niilista da hermenêutica filosófica de Gianni Vattimo radicada no processo da secularização cristã

Conteúdo do artigo principal

Omar Lucas Perrout Fortes de Sales

Resumo

A emergência da hermenêutica filosófica como possível linguagem comum da contemporaneidade provoca a reflexão a debruçar-se sobre o percurso da hermenêutica ao longo de sua gênese e desenvolvimento. O presente artigo perfaz tal trajetória, ainda que resumidamente, no intuito de elucidar o estreito vínculo entre hermenêutica e niilismo, bem como situar o pensiero debole do filósofo italiano Gianni Vattimo como expressão da vocação niilista da hermenêutica. Para tanto, destaca-se o papel fundamental desempenhado por Gadamer para o surgimento do que se denomina propriamente hermenêutica filosófica. Lançadas tais bases, propõe-se demonstrar em que medida a hermenêutica filosófica, apregoada por Vattimo como ontologia da atualidade, radica-se junto ao processo da secularização cristã. A secularização cristã contribui para a formação dos traços constitutivos da cultura ocidental. Tais traços permitem a realização de leitura e interpretação da realidade, assim como possibilitam a devida compreensão da importância e centralidade da tradição cristã para a reflexão filosófica contemporânea, sobretudo no tangente à hermenêutica e ao niilismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SALES, Omar Lucas Perrout Fortes de. A vocação niilista da hermenêutica filosófica de Gianni Vattimo radicada no processo da secularização cristã. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 13, n. 39, p. 1580–1608, 2015. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2015v13n39p1580. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n39p1580. Acesso em: 20 ago. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Omar Lucas Perrout Fortes de Sales, Universidade Federal de Minas Gerais

Estágio pós-doutoral realizado junto à Universitat de Barcelona (maio de 2013 a abril de 2014). Doutor e mestre em Teologia pela FAJE. Doutorando em Filosofia pela UFMG. Graduado em Filosofia (PUC Minas) e Teologia (CES - Juiz de Fora). Áreas de interesse: hermenêutica filosófica, niilismo, ontologia da atualidade, estética e secularização.