A vocação niilista da hermenêutica filosófica de Gianni Vattimo radicada no processo da secularização cristã
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A emergência da hermenêutica filosófica como possível linguagem comum da contemporaneidade provoca a reflexão a debruçar-se sobre o percurso da hermenêutica ao longo de sua gênese e desenvolvimento. O presente artigo perfaz tal trajetória, ainda que resumidamente, no intuito de elucidar o estreito vínculo entre hermenêutica e niilismo, bem como situar o pensiero debole do filósofo italiano Gianni Vattimo como expressão da vocação niilista da hermenêutica. Para tanto, destaca-se o papel fundamental desempenhado por Gadamer para o surgimento do que se denomina propriamente hermenêutica filosófica. Lançadas tais bases, propõe-se demonstrar em que medida a hermenêutica filosófica, apregoada por Vattimo como ontologia da atualidade, radica-se junto ao processo da secularização cristã. A secularização cristã contribui para a formação dos traços constitutivos da cultura ocidental. Tais traços permitem a realização de leitura e interpretação da realidade, assim como possibilitam a devida compreensão da importância e centralidade da tradição cristã para a reflexão filosófica contemporânea, sobretudo no tangente à hermenêutica e ao niilismo.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.