Educação e Religião na propaganda para crianças

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Edson Ponick
Marta Nörnberg

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão teórico-analítica sobre a temática Educação e Religião na propaganda para crianças. Descreve algumas características da pós-modernidade, destacando o imediatismo, o consumismo e a secularização como elementos constitutivos do nosso tempo. Caracteriza a mídia como uma espécie de ser todo-poderoso que canaliza, processa, produz e divulga as características pós-modernas, oferecendo produtos que formam e moldam o modo de ser na sociedade ocidental. Analisa o conteúdo de duas propagandas, indicando possibilidades da presença de um discurso bíblico-teológico-educativo. Sustenta que, na propaganda, há uma intrínseca relação entre Educação e Religião, tornando presentes e constitutivas da forma de aprender, pensar e agir das crianças práticas como a do poder pelo consumo e do consumir para ocupar um lugar neste mundo. Na propaganda, formas de socialização são apresentadas às crianças. Por fim, sugere-se que uma das formas de inserir e problematizar as propagandas em contextos educativos ocorra por meio da leitura e análise das narrativas dos comerciais com as crianças.

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Como Citar
PONICK, Edson; NÖRNBERG, Marta. Educação e Religião na propaganda para crianças. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 13, n. 39, p. 1658–1683, 2015. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2015v13n39p1658. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n39p1658. Acesso em: 20 ago. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Edson Ponick, Professor da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

Doutor em Teologia pelas Faculdades EST. Atua como professor na área da Educação Musical na Rede Municipal de Porto Alegre.

Marta Nörnberg, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora do Departamento de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel.