A organização eclesiástica da Comunidade Cristã Nova Esperança: entre acolhimentos e desacolhimentos

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Rubio José Ferreira
Moizes Generino da Silva

Resumo

As igrejas inclusivas nascem na necessidade de um grupo minoritário e excluído das igrejas convencionais, ter seu espaço para praticar a sua religiosidade de uma forma livre e aceita independente da sua orientação sexual. Assim, cabe indagar quais são os modelos de estruturação institucional que são construídos nas igrejas inclusivas, e em que medida, essas estruturas eclesiásticas são capazes de propiciar que elas cumpram sua ‘missão’ de ‘acolher’ pessoas gays, lésbicas, travestis e transexuais. A pesquisa que embasa o trabalho foi desenvolvida através de revisão bibliográfica, visitas aos cultos da Comunidade Cristã Nova Esperança e realização de entrevistas com líderes e frequentadores dessa Igreja, no sentido de realizar os objetivos propostos na pesquisa. A estrutura organizacional da CCNE assemelha-se ao modelo da igreja tradicional, o que, em certa medida, dificulta o acolhimento aos seus frequentadores.

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Como Citar
FERREIRA, Rubio José; SILVA, Moizes Generino da. A organização eclesiástica da Comunidade Cristã Nova Esperança: entre acolhimentos e desacolhimentos. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, [S. l.], v. 13, n. 40, p. 2292–2307, 2015. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2015v13n40p2292. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n40p2292. Acesso em: 18 mar. 2025.
Seção
Comunicações Dossiê/Papers-Communications Dossier
Biografia do Autor

Rubio José Ferreira, Universidade Federal do Amapá

Geógrafo (2007), Mestre em Geografia (2009) Doutor em Geografia (2013) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).  Atualmente é professor adjunto e pesquisador da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP,) no Campus Binacional de Oiapoque.

Moizes Generino da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Bacharel em Teologia (CETEMO-RJ), graduado em História (UFRPE), graduando em Pedagogia (UAB-UFRPE), especialista em Psicopedagogia e Ciências da Religião (UCAM), Educação de Jovens e Adultos-EJA (UNIANDRADE). Professor do Ensino Fundamental I pela Prefeitura da Cidade do Recife e professor de História do Ensino Fundamental II e Médio da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.