Religião e linguagem: proposta de articulação de um campo complexo
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As relações entre religião e linguagem estão recebendo um novo tratamento nos programas de pós-graduação no Brasil por meio de grupos de trabalho de congressos, grupos de pesquisa e áreas de concentração dedicadas ao estudo do que se convencionou chamar de Linguagens da Religião. Esse artigo propõe uma articulação para essa nova área de estudos por meio de uma abordagem semiótica e cognitiva da temática, propondo o estudo da religião como sistema secundário de linguagem, por meio de três sistemas semióticos fundamentais: o gesto, a imagem (metáfora) e a narrativa. Esses encontram correlação na tríade: rito – ícone (poesia) – mito. Esses três sistemas se relacionam entre si criando textos híbridos e multicodificados na cultura, com alto poder de geração de novas mensagens. São tratados também os aspectos ficcionais e grotescos das expressões religiosas como alguns dos seus aspectos distintivos. Segundo os mesmos, apesar da religião estruturar o mundo como a linguagem, ela tende a fortalecer e explicitar os jogos de “como se” da cultura, além de levar as representações para os limites dos sistemas estabelecidos. Religião propõe, portanto, à cultura sistemas densos e caleidoscópicos de representação, por meio dos quais aspectos ambíguos e paradoxais da existência e da sociedade são articulados textualmente.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.