Para o estudo da tradição bíblica manuscrita: uma nova proposta para o estudo do códice 2437
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo que apresentamos à Revista Horizonte propõe um novo caminho para o estudo do códice 2437, um manuscrito em língua grega escrito entre os séculos XII e XIII que traz os quatro evangelhos do Novo Testamento canônico. O interesse por este documento é crescente e se justifica por ser ele parte do acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, sendo considerado o mais antigo manuscrito existente na América Latina. Trata-se, portanto, de um patrimônio cultural e material que devemos preservar e conhecer. O novo caminho sugerido pretende complementar os estudos tradicionais da crítica textual com um referencial metodológico que foi extraído da História da Cultura Escrita e dos estudos literários contemporâneos, áreas do conhecimento que nos incentivam a tomar este e outros livros não apenas para lidar com seus conteúdos, mas também para considerar alguns aspectos de sua materialidade, os diferentes paratextos neles inclusos e a história de seus usos e leituras.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.