Onésimo: um personagem silencioso no Bilhete a Filêmon?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Pelos Métodos bíblicos tradicionais (Histórico-Crítico e Crítico-Literário) já se estudou o Bilhete a Filêmon, aprofundando o protagonista Paulo dentro dos modos de produção escravagista romano. Com este artigo atual que usufrui o Método Sociológico pelo Modelo Conflitual/Contradição, a proposta é olhar o mesmo Bilhete a Filêmon, a partir de alguém que foi silenciado no texto original. Como este tipo de Leitura procura detectar as assimetrias, olhar o texto com «suspeição» e dar voz e espaço aos que estão na «margem», o protagonista passa a ser aquele que estava abaixo da pirâmide romana: Onésimo, o escravo. A hipótese deste artigo é que, na prisão, o escravo Onésimo passou do estado da passividade para se tornar um questionador da prática de Paulo. O Apóstolo, então, na crueza da cadeia, sentiu-se tocado. Sua práxis, agora, concretizou-se na luta pela liberdade do escravo. Onésimo teria transformado a conversão de Paulo. Com essa leitura, descobre-se Jesus Cristo na carne do escravo.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.