O senso religioso na era digital: a nova ambiência da fé
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Resumo
O artigo aborda a experiência religiosa contemporânea influenciada pelas novas mídias. Parte da reflexão sobre as mudanças culturais que ocorreram nas últimas décadas e acabaram incidindo diretamente sobre o comportamento religioso. O novo cenário é abordado especialmente a partir da popularização da internet, que possibilitou uma nova ambiência religiosa. As novas formas de interatividade atingem a relação do humano com o divino. Não se trata apenas de novas linguagens, mas de diferentes percepções do sagrado acessível pelas redes. Dentre as inovações está a desintermediação, que dispensa mediadores na relação do humano com o transcendente. Prescinde-se de templos, lugares, tempos, líderes e normas que condicionem ou determinem a aproximação do fiel com a divindade. O estudo aborda especialmente as consequências dessa autonomia para a vivência comunitária da fé cristã, o sentido de pertença eclesial e os vínculos de solidariedade que sofrem mutações consideráveis. O fenômeno é avaliado a partir da Teologia do Concílio Vaticano II, procurando valorizar o diálogo da fé cristã com essa nova ambiência e, ao mesmo tempo, sustentando a singularidade do Cristianismo, enquanto religião do encontro, da proximidade e da misericórdia.
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