Catolicismo, Gentilismo e Mestiçagem na África Ocidental e Centro Ocidental no século XVIII

Conteúdo do artigo principal

Suely Cordeiro Almeida

Resumo

Resumo:

Este trabalho trata dos processos de mescla cultural que se deram nos enclaves ibéricos da África Ocidental e Centro Ocidental, em especial nas formas de catolicismo mestiço surgidos nessas regiões. Realiza uma discussão sobre as relações desenvolvidas entre os lusos e os autóctones e as formas que encontraram para viver as religiões. O papel do governador ilustrado D. Francisco Inocêncio de Souza Coutinho e suas ações para coibir os gentilismos. Para tanto, foram utilizadas fontes primárias depositadas no AHU, cronistas e a historiografia sobre o tema. Todo o debate se dá a luz do conceito de mestiçagem desenvolvido por Serge Gruzinski que observa o fenômeno como elemento que atingiu a civilização moderna à medida que integravam-se os povos e os espaços do Novo Mundo ao projeto ibérico de expansão. As variedades surgidas para as práticas do catolicismo foram múltiplas, diferenciando-se nas duas regiões estudadas, mas sem deixar de envolver lusos e autóctones de forma completa tornando-se vetores para a propagação de práticas mestiças em outras partes do globo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ALMEIDA, Suely Cordeiro. Catolicismo, Gentilismo e Mestiçagem na África Ocidental e Centro Ocidental no século XVIII. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 14, n. 42, p. 606–626, 2016. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2016v14n42p606. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n42p606. Acesso em: 31 ago. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Suely Cordeiro Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Suely Creusa Cordeiro de Almeida tem sua formação em História, com a tese intitulada “O Sexo Devoto: normatização e resistência feminina no Império Português XVI –XVIII” publicada, em 2005. Em 2009 cumpriu o estágio Pós-Doutoral junto ao professor Antonio Manuel Hespanha na Universidade Nova de Lisboa. Integra o corpo docente da Graduação e Pós-Graduação do Curso de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE e, Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. Tem interesse em temas sobre a Expansão Ultramarina Portuguesa; História do Brasil Colonial; História das religiões; História de Pernambuco e da escravidão; lutas por inclusão social dos grupos mestiços e negros.