Índia Ocidental, China Tropical: uma “espiritualidade do corpo” como elemento propiciador de encontros culturais no Brasil

Conteúdo do artigo principal

Matheus da Cruz e Zica
Maria Lúcia Abaurre Gnerre

Resumo

O presente artigo objetiva fornecer elementos para uma melhor compreensão a respeito de como determinadas práticas espirituais e corporais de origem indiana e chinesa vêm se (re)configurando em terras brasileiras, a saber o Yoga e o Tai Chi Chuan. Apesar das singularidades que marcam cada uma destas práticas, tanto em suas propostas constitutivas quanto em suas trajetórias históricas em solo brasileiro, destacamos uma semelhança importante entre estes distintos universos de práticas: em ambas a compreensão do corpo pode preceder a compreensão das palavras. Justamente por isso, tais práticas estariam servindo como verdadeiros veículos para diálogos interculturais e religiosos. Os elementos espirituais que nestas tradições são passives de transmissão através de gestos e posturas corporais, constituem a nosso ver, uma autêntica “espiritualidade do corpo”, que se caracterizam entre outras coisas por ser dinâmica e mutável, como são os próprios corpos humanos. Defendemos que esta característica fluida e dinâmica tem permitido um amplo processo de reinvenção de tais práticas no Brasil, seja no âmbito de nosso campo religioso, seja no âmbito de nossas corporeidades características, cuja feição peculiar só pode ser compreendida a partir de uma análise de processos históricos que incidem na formação de nossa sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ZICA, Matheus da Cruz e; GNERRE, Maria Lúcia Abaurre. Índia Ocidental, China Tropical: uma “espiritualidade do corpo” como elemento propiciador de encontros culturais no Brasil. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 14, n. 43, p. 789–826, 2016. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2016v14n43p789. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n43p789. Acesso em: 28 abr. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Matheus da Cruz e Zica, Universidade Federal da Paraíba

Matheus da Cruz e Zica – Graduado em História pela UFMG, Mestre e Doutor em História da Educação pela UFMG, e Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FaE/UFMG. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Fundamentação da Educação do Centro de Educação da UFPB.

Maria Lúcia Abaurre Gnerre, Universidade Federal da Paraíba

Possui Doutorado em História (UNICAMP, 2006) e Pós-Doutorado em Ciência da Religião (UFJF,2013). É professora do Departamento de Ciências das Religiões da UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB. Membro do Grupo Padma (CNPq/UFPB) de Pesquisas em Religiões e Filosofias Orientais.