Índia Ocidental, China Tropical: uma “espiritualidade do corpo” como elemento propiciador de encontros culturais no Brasil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo objetiva fornecer elementos para uma melhor compreensão a respeito de como determinadas práticas espirituais e corporais de origem indiana e chinesa vêm se (re)configurando em terras brasileiras, a saber o Yoga e o Tai Chi Chuan. Apesar das singularidades que marcam cada uma destas práticas, tanto em suas propostas constitutivas quanto em suas trajetórias históricas em solo brasileiro, destacamos uma semelhança importante entre estes distintos universos de práticas: em ambas a compreensão do corpo pode preceder a compreensão das palavras. Justamente por isso, tais práticas estariam servindo como verdadeiros veículos para diálogos interculturais e religiosos. Os elementos espirituais que nestas tradições são passives de transmissão através de gestos e posturas corporais, constituem a nosso ver, uma autêntica “espiritualidade do corpo”, que se caracterizam entre outras coisas por ser dinâmica e mutável, como são os próprios corpos humanos. Defendemos que esta característica fluida e dinâmica tem permitido um amplo processo de reinvenção de tais práticas no Brasil, seja no âmbito de nosso campo religioso, seja no âmbito de nossas corporeidades características, cuja feição peculiar só pode ser compreendida a partir de uma análise de processos históricos que incidem na formação de nossa sociedade.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.