Por uma catequese mais pneumatológica: o terceiro paradigma catequético formulado por Denis Villepelet

Conteúdo do artigo principal

Solange Maria Carmo

Resumo

Vivemos tempos de redescoberta da ação do Espírito, exigindo da catequese novos contornos, especialmente no que diz respeito à teologia que ela transmite e à pedagogia que a caracteriza. O catequeta francês, Denis Villepelet, propõe um terceiro paradigma catequético, nascido das exigências próprias do tempo presente, mais comumente chamado de pós-modernidade. Sua catequese pneumatoderivada se distingue bem da catequese teoderivada do primeiro paradigma – formulado a partir do modelo da cristandade e reafirmado em Trento – e da catequese cristoderivada do segundo paradigma – formulado a partir de princípios da modernidade e reafirmado no Vaticano II. Para compor o terceiro paradigma, Villepelet pensa as bases sociológicas, antropológicas, eclesiológicas, teológicas e pedagógicas da catequese. Mas uma catequese mais pneumatológica, por não estar ainda bem definida e trazer algumas novidades que obrigam a romper com paradigmas anteriores, pode causar estranhezas, levantando suspeitas sobre sua pertinência teológico-pastoral. Por isso, torna-se fundamental avaliar os ganhos e os riscos que esse paradigma pode trazer para o ato catequético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CARMO, Solange Maria. Por uma catequese mais pneumatológica: o terceiro paradigma catequético formulado por Denis Villepelet. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 14, n. 44, p. 1398–1421, 2016. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2016v14n44p1398. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n44p1398. Acesso em: 10 ago. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Solange Maria Carmo, PUC-Minas

Graduada em teologia (FAJE-BH), licenciada em filosofia (PUC-MInas), mestre em teologia (FAJE), doutora em teologia (FAJE), professora da PUC-MInas e do ISTA