O Espírito Santo e o cuidado na Igreja

Conteúdo do artigo principal

José Neivaldo de Souza

Resumo

O objetivo deste ensaio é refletir sobre a relação Espírito Santo e o cuidado na Igreja. A Bíblia apresenta esta trajetória na organização e libertação de um povo: em primeiro lugar através da lei e os profetas; depois, por meio do Messias e, por último, pela missão da Igreja. Espírito e cuidado se encontram nas metáforas da eleição, do Messias, da maternidade e da inspiração. Estas metáforas unem os dois testamentos e trata da reciprocidade entre Deus e seu povo. A obra de Deus é revelada e comunicada, através do cuidado, pelo Espírito Santo. A Igreja, seguindo as orientações bíblicas, e à luz do mesmo Espírito, busca discernir os sinais da salvação. No Primeiro Testamento podem-se perceber seus sinais na formulação e cumprimento das leis, na expressão dos Cânticos e dos Salmos e também nas pregações dos profetas. No Segundo Testamento ele é testemunhado nos evangelhos e, de forma particular, na pessoa de Jesus Cristo, através de sua vida. A obra de Deus é revelada e comunicada, através do cuidado, pelo Espírito Santo. A Igreja, seguindo as orientações bíblicas, e à luz do mesmo Espírito, busca discernir os sinais da salvação. Nesta orientação o objetivo desta reflexão é apresentar a trajetória do Espírito Santo que se manifesta enquanto cuidado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SOUZA, José Neivaldo de. O Espírito Santo e o cuidado na Igreja. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 14, n. 44, p. 1422–1436, 2016. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2016v14n44p1422. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n44p1422. Acesso em: 10 ago. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

José Neivaldo de Souza, FTBP

Doutorado em Teologia pela Pontificia Universitas Gregoriana de Roma (1996). Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica Minas Gerais. Mestrado em Teologia pela Pontifícia Faculdade teologica Teresianum (1994). Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Tuiuti do Paraná (2003). Mestrado em Filosofia pela Pontificia Studiorum Angelicum (1995). Atualmente leciona na FTBP no programa de mestrado em teologia. Sócio SOTER e Consultor interno da CAPES para teologia.