A relação filosofia-teologia na América Latina

Conteúdo do artigo principal

Francisco de Aquino Júnior

Resumo

O artigo trata da problemática da relação teologia-filosofia nas teologias da libertação ou da mediação filosófica dessas teologias. É um tema não estudado ou mesmo silenciado. Praticamente não existe estudo sobre isso. No máximo, alguma referência ou algum comentário sobre a influência de um filósofo ou de uma filosofia em alguma teologia da libertação concreta. O que já é um bom indicativo da (não) importância ou do lugar (periférico) da mediação filosófica nessas teologias. O texto começa mostrando como, com raríssimas exceções, essa problemática ou não foi tematizada e desenvolvida ou foi apenas indicada e/ou esboçada nas teologias da libertação (aproximação historiográfica). Num segundo momento, indica, sem maiores desenvolvimentos, a importância e o lugar da mediação filosófica, bem como sua necessidade e sua contribuição para o quefazer e para o produto dessas teologias (aproximação sistemática). Não se pretende, aqui, desenvolver nem sequer esboçar uma mediação filosófica concreta para as teologias da libertação, mas simplesmente problematizar a questão em seu desenvolvimento histórico e em sua estrutura teórica fundamental e, com isso, colocar a necessidade e o desafio de desenvolvimento dessa mediação como uma mediação importante e necessária no processo global de inteligência da fé.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
AQUINO JÚNIOR, Francisco de. A relação filosofia-teologia na América Latina. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 14, n. 44, p. 1495–1537, 2016. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2016v14n44p1495. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n44p1495. Acesso em: 10 ago. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Francisco de Aquino Júnior, Faculdade Católica de Fortaleza (FCF); Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Doutorando em teologia na Westfälischen Wilhelms-Universität de Münster – Alemanha; presbítero da Diocese de Limoeiro do Norte - CE e professor de teologia no Instituto Teológico Pastoral do Ceará.