Filosofia da Religião e Ciência da Religião: breves incursões em diálogo com Schleiermacher
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A questão da relação sistemática entre Filosofia da Religião e Ciência da Religião permanece até hoje controvertida, mesmo considerando possíveis pontos de convergência. Tais controvérsias orientam, explícita ou implicitamente, a seleção dos autores que são considerados clássicos para a área científica da religião. Este é o caso, por exemplo, da difusa recepção da obra de Schleiermacher (1768-1834), um proeminente pensador da religião do século XIX cujo lugar entre o rol dos pioneiros nas pesquisas científicas da religião continua sendo objeto de discórdia para os especialistas. Não obstante, dificilmente se compreende a trajetória das teorias da religião desenvolvidas nos últimos dois séculos desconsiderando a mudança paradigmática que Schleiermacher inaugurou. Neste artigo, propomos expor de maneira concisa sua Filosofia da Religião, a fim de justificar o porquê de sua importância ora reivindicada, e como seu programa epistemológico forneceu um modelo original e inovador para o estudo da religião em sua época, cuja metodologia deixou marcas indeléveis para as investigações filosóficas e científicas da religião.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.