La question laïque dans la France d’aujourd’hui. Réflexions sur un passage de la norme à la valeur
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este texto procura analisar o percurso da laicidade no decorrer das últimas décadas. O que se desenvolve no âmbito da abordagem aqui proposta, assinala alguns dos deslocamentos, das mudanças e das transformações que se evidenciaram no contexto da laicidade francesa e europeia desde os anos 1980 até os dias atuais. Veremos como se dão as renovações e ressignificações teóricas que o termo laicidade adquire com o avanço do reconhecimento de novas reivindicações religiosas no quadro contemporâneo. O que se verifica entre outras coisas, é que podemos computar uma extensão considerável no que diz respeito ao reconhecimento das intervenções coletivas por parte das Igrejas e, ao mesmo tempo, registra-se o reforço das coesões que se firmam a partir das últimas décadas com a redescoberta da educação e da cidadania. Uma redescoberta que encontra aspirações renovadas em experiências sociais de ordem pública e jurídica. O que podemos notar no rol das pluralidades e das construções identitárias e religiosas atuais, é possivelmente a indicação de uma quarta era dos direitos humanos, uma era que incorpora os direitos culturais e que assiste ao retorno da religião no coração do debate social.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de HORIZONTE – Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em conceder os direitos de publicação a ele referentes à Editora PUC Minas. Declaro (amos) que seu conteúdo, no todo ou em parte, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para a criação de outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direitos autorais e direitos conexos, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que sejam atribuídos os devidos créditos ao texto e à autoria, incluindo a referência à HORIZONTE.
Declaro (amos), ainda, que não existe conflito de interesses de natureza pessoal, acadêmica, institucional ou financeira entre o tema abordado, o(s) autor(es) e quaisquer empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (reconhecemos) que HORIZONTE está licenciada sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0):
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por meio desta licença, autorizo (autorizamos), “para maximizar a disseminação da informação”, que terceiros possam compartilhar, distribuir, remixar, adaptar e criar a partir deste trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito à autoria original.