“Perto do céu... numa nave espacial”: reforma devocional e turismo religioso no Santuário do Lima (Patu-RN, 1936-1979)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Santuário do Lima é o mais antigo centro de romaria do Rio Grande do Norte. Edificada no dia 29 de janeiro de 1758, a pequena ermida devotada a Nossa Senhora dos Impossíveis, no alto da Serra do Lima, em Patu, tornou-se um importante ponto de convergência de romeiros. A partir de 1921, o santuário foi entregue aos Missionários da Sagrada Família, vindos da Holanda e que se responsabilizaram pela reestruturação do santuário e pela orientação das práticas devocionais. O propósito deste artigo é compreender as ações de reforma devocional e os usos do Santuário do Lima como um atrativo turístico. A partir dos registros publicados em jornais católicos e leigos, foi realizada a análise da construção de representações sobre o espaço religioso no âmbito da Diocese de Mossoró e do poder público estadual. Com isso, percebe-se a confluência entre as orientações das práticas devocionais das camadas populares e a edificação de um discurso imagético como atrativo para turistas e romeiros.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.