Do silêncio e do seu imaginário. A Book of Silence (Um Livro do Silêncio), de Sara Maitland, sob interrogação
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo parte da obra de Sara Maitland, intitulada A Book of Silence (Um Livro do Silêncio), e procura refletir sobre esse tema na linha da alta espiritualidade cruzando-o com as figuras do imaginário que enformam o próprio silêncio. Com esta finalidade, procuramos na primeira parte, dedicada ao silêncio, compreender a natureza do silêncio, nas suas manifestações, tipos e imagens, tal como ele foi pensado e analisado por Sara Maitland na sua obra O Livro do Silêncio. Em seguida, numa segunda parte, refletir sobre o significado dessa constelação de imagens para tentarmos delinear o imaginário do silêncio. Na terceira parte, tendo já em conta os desenvolvimentos das primeira e segunda partes, refletiremos sobre a trilogia do silêncio-imaginário-criatividade. Concluiremos com algumas reflexões e interrogações suscitadas pela análise da obra da autora.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.