O CELAM e a recepção emergente da Teologia da Ponte do Papa Francisco: de Marcos Gregório McGrath à Igreja latino-americana hoje
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Concílio Vaticano II possui um significado especial na América Latina, o que se justifica especialmente por causa da influência do documento Gaudium et Spes (A Igreja no Mundo Moderno). Isso aconteceu na Conferência de Medellín (1968), quando o Bispo Marcus Gregorio McGrath, CSC, apontou essa influência através de seu discurso “Os Sinais dos Tempos”. Ele estava preparado para esse momento em função de seu treinamento teológico anterior na Europa e de sua pastoral missionária, especialmente no Chile e no Panamá. Foi sua atuação anterior na Ação Católica, entre jovens leigos, que o conduziu à teologia da ponte e que, por sua vez, seria estimulada posteriormente pelo Papa Francisco.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.