A linguagem alegórica e a poesia épica cristã
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os métodos alegóricos de interpretação comuns à tradição literária greco-romana foram adaptados às Escrituras Judaicas durante os primeiros séculos da era cristã. A emergência gradual da exegese cristã neste período depende de mudanças de perspectivas mais amplas e mais profundas, associadas com três movimentos que se cruzam: judaico, platônico e gnóstico. Neste período, diante influência do cristianismo, ocorreu também a difusão da alegoria na épica e a interpretação alegórica em gêneros não épicos no contexto cristão ou pelo menos em contextos influenciados pelo Cristianismo. Considerando isto, este artigo apresenta a obra Psicomaquia de Prudentius (348-405 d.C.), um poema épico alegórico cristão que descreve uma série de batalhas entre virtudes e vícios em torno do domínio da alma humana, isto é, a vida humana traduzida como luta trágica entre o bem e o mal. A prática de introduzir personagens narrativas na épica, cujos nomes representam qualidades abstratas e cujas ações podem ser comparadas às ações dos heróis ou deuses, era um motivo épico comum explorado na literatura greco-romana.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.