O gênero apocalíptico na literatura judaica intertestamentária: reflexões à luz da teoria literária em diálogo com a teologia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo, propõe-se discutir a formação, composição e características do gênero apocalíptico. Para isso, são feitas considerações sobre o conceito de gênero literário à luz da Teoria Literária (COELHO, WELLEK; WARREN, MARCUSCHI, ZILBERMAN) e dos estudos da Teologia e da Hermenêutica (COLLINS, COSTA, KOSTENBERGER; FEE; STUART, PATTERSON, OSBORNE, ROWLEY, RYKEN). A princípio, levou-se em consideração as propostas da Teoria Literária e de teólogos bíblicos serviram de referencial teórico para o desenvolvimento das discussões conceituais do gênero. Em seguida, avaliou-se o contexto histórico do Período Interbíblico (aspectos sociais, culturais e religiosos), com vista a observar sua relação com a configuração interna do gênero apocalíptico (texto-contexto, forma, conteúdo, função). E, por fim, verificou-se que o gênero apocalíptico apresenta características específicas que o singularizam e que puderam ser descritas com base nas discussões propostas nesta pesquisa. Dentre esses elementos destacam-se: um meio de comunicação visionário ou revelatório; linguagem simbólica, figurada e metafórica; dualismo entre as realidades terrena e celestial.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.