Romarias in lives: ciberdevoções e santuários virtuais em tempo de pandemia
Contenuto principale dell'articolo
Abstract
Em 2019 o mundo se viu diante de um cenário desafiador, com a eclosão da pandemia do coronavírus (Covid-19) e a implementação de políticas públicas voltadas para a reclusão da população. Diante disso, emergiu uma reorientação da prestação de serviços e das práticas de sociabilidades, inclusive, com forte impacto no âmbito religioso. Este artigo tem como escopo o uso da rede social Facebook no processo de informação e transmissão das celebrações em santuários católicos. Foram analisados os conteúdos de 92 santuários das Filipinas, Polônia, Vaticano, Itália, França, Espanha, Portugal, Bósnia-Herzegovina, México, Venezuela, Argentina e Brasil. O mapeamento do amplo número de santuários virtuais resulta em usos variados das redes sociais nas transmissões de celebrações, com a construção de novas práticas romeiras e redefinição dos deslocamentos sagrados.
Downloads
Dettagli dell'articolo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Riferimenti bibliografici
FRANCISCO. Homilia do Santo Padre, adoração do Santíssimo e bênção Urbi et Orbi. Vaticannews. 27 de março de 2020. Acesso em 11/04/2020. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-03/papa-francisco-homilia-oracao-bencao-urbe-et-orbi-27-marco.html
HOBSBAWM, Eric. Introdução: a Invenção das Tradições. In: HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence (org.). A invenção das tradições. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006, p. 9-21.
PEREIRA, José Carlos. O encantamento da sexta-feira Santa: manifestações do catolicismo no folclore brasileiro. São Paulo: Annablume, 2005.
ROSENDAHL, Zeny. Hierópolis e o catolicismo popular brasileiro: uma possível tipologia. Boletim Gaúcho de Geografia. N. 21, p. 137-140.
ROSENDAHL, Zeny. Uma procissão na geografia. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2018.
SANTA SÉ. Código do Direito Canônico. Trad. António Leite. Braga: Editorial Apostolado da Oração, 1983.
SANTOS, Magno Francisco de Jesus. “Entre raios de fogo e giros de sol”: videntes de aparições marianas e os escritos de mensagens anticomunistas (Brasil e Portugal). Revista Cultura y Religión. v. 11, n. 2, 2017, p. 150-171.
SIUDA-AMBROZIAK, Renata. Devoção mariana oficial na Polônia (N.S. do Monte Claro, Częstochowa) e no Brasil (N.S. da Aparecida) – reflexões comparativas. Revista Brasileira de História das Religiões. V. 7, nº 21, 2015, p. 25-32
VATICAN. O Papa em San Marcello, um sinal da força de Deus. In: Vaticannews. 17 de março de 2020. Consultado em: 13 de abril de 2020. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-03/papa-francisco-visita-igreja-roma-coronavirus-cruz-milagrosa.html