Que significa crer em Jesus Cristo hoje? Preâmbulos para uma fé sensata e responsável

Main Article Content

Carlos Palácio

Abstract

A nossa situação atual, em termos de fé cristã, é muito semelhante à do cego de nascença de que nos fala o evangelho (Jo 9,1-41). A experiência de vinte séculos de cristianismo não impede que Jesus mesmo nos dirija também esta pergunta: “Crês no Filho do Homem?” (Jo 9,35). A questão é saber se teríamos a simplicidade do cego para responder: “Quem é ele, Senhor, para que eu creia?” (Jo 9,36). Porque equivaleria a reconhecer que o conhecemos sem conhecê-lo. E só quando aceitamos isso, pode recomeçar o processo de crer.  A situação atual do cristianismo repercute no modo de crer e o condiciona.  Não podemos continuar a crer por inércia. Aderir à pessoa de Jesus Cristo deixou de ser algo “evidente”. Não só para as novas gerações ou para os que julgam a fé cristã incompatível com o mundo moderno. Também para nós. Queiramos ou não, somos afetados por essa situação de desamparo.  E o problema não é só de linguagem. Trata-se de uma experiência, a experiência de uma vida desconcertante mas fascinante, humana como a nossa mas “diferente”. Podem ainda as mesmas e velhas palavras da fé desencadear em nós a experiência que aqueles primeiros seguidores – homens e mulheres – fizeram diante da existência concreta de Jesus de Nazaré?  Aderir a essa vida com a mesma significação que tinha para os primeiros cristãos: isso seria crer em Jesus Cristo hoje. Mas para isso teríamos que sentir o mesmo desamparo do cego de nascença:  “Quem é ele, Senhor, para que eu possa crer”? O nosso perigo é sabermos demais. Por isso, para podermos recuperar a “diferença” cristã no que ela tem de verdadeiramente original é necessário aceitar que sejam questionadas as nossas “evidências” e reconhecer que a nossa figura de Jesus foi muitas vezes deformada.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
PALÁCIO, Carlos. Que significa crer em Jesus Cristo hoje? Preâmbulos para uma fé sensata e responsável. HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41–54, 1997. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/405. Acesso em: 18 aug. 2025.
Section
Articles
Author Biography

Carlos Palácio, FAJE

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana.  Professor de Teologia Sistemática da FAJE em Belo Horizonte