Budismo Social e Engajado: a experiência do CEBB e do Lama Padma Samten

Contenuto principale dell'articolo

Deyve Redyson

Abstract

Este trabalho tem como principal objetivo fazer uma recuperação histórica do surgimento do CEBB (Centro de Estudos Budistas Bodisatva) e suas experiências como veículo de divulgação do budismo tibetano no Brasil, bem como da própria trajetória do Lama Padma Samten, seu fundador, e atual liderança religiosa desta tradição. Pretende-se demonstrar que a experiência do CEBB configura-se numa forma de budismo social e engajado, onde perspectivas voltadas para a educação, a assistência social e a preservação e respeito dos direitos humanos são elementos que o aproximam da realidade brasileira. A experiência vivenciada do CEBB também se liga ao trabalho em comunidades de grande risco social, mas sempre conectada com as identidades brasileiras de budismo que se espelham na ação altruísta, baseadas na generosidade e contemplação. Vinculados ao CEBB também está, em grande parte, a história e os desenvolvimentos do budismo no Brasil, que apontam estatísticas de crescimento e expansão, como resultado do trabalho social engajado e da responsabilidade universal com os seres humanos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Dettagli dell'articolo

Come citare
REDYSON, Deyve. Budismo Social e Engajado: a experiência do CEBB e do Lama Padma Samten. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 14, n. 43, p. 827–858, 2016. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2016v14n43p827. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n43p827. Acesso em: 13 ago. 2025.
Sezione
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia autore

Deyve Redyson, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Filosofia e Professor do Departamento de Ciências das Religiçoes e do Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba - UFPB