O neoliberalismo e as políticas educacionais no Brasil nas décadas de 1980 e 1990
Contenuto principale dell'articolo
Abstract
O artigo discute as políticas de educação engendradas no Brasil pelo movimento neoliberal nas décadas de 1980 e 1990. Neste período as elites globalizadas imprimiram um ataque voraz sobre a educação, transformando-a na grande solução para todos os problemas, desde que fosse, não mais um direito, mas um serviço, um produto a ser comercializado.
Palavras-chave:Neoliberalismo; Educação; Políticas educacionais.
ABSTRACT
The article discusses the formulated politics of education in Brazil put forward by the neoliberal movement in the decades of 80s and 90s. During this period the globalized elites printed a voracious attack on education, transforming it into the great solution for all problems, as long as it was seen no longer a right, but as a service, and a product to be commercialized.
Key words: Neoliberalism; Education; Educational politics.
Downloads
Dettagli dell'articolo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.