Cristianismo numa sociedade plural: a propósito do livro de Boaventura de Sousa Santos "Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos"

Contenido principal del artículo

Francisco de Aquino Júnior

Resumen

O artigo abordada a problemática do cristianismo numa sociedade plural a partir do livro do Boaventura de Sousa Santos Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos, onde se confronta com os desafios que os “movimentos que reivindicam a presença da religião na esfera pública” apresentam aos direitos humanos no contexto de uma “ecologia de concepções da dignidade humana”. Começa apresentando a problemática do cristianismo numa sociedade plural e indicando duas formas fundamentais de diálogo e interação entre as tradições religiosas e o conjunto da sociedade. Prossegue mostrando, a partir do livro acima referido, como tradições e movimentos religiosos são (ou podem ser) um lugar privilegiado de afirmação e defesa da dignidade humana e como as teologias que os sustentam constituem uma “gramática de defesa da dignidade humana”. E conclui mostrando como a afirmação e defesa da dignidade humana, compreendidas e vividas no contexto das lutas sociais por justiça, constituem o núcleo da experiência cristã de Deus ou, em todo caso, uma de suas características ou marcas fundamentais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
AQUINO JÚNIOR, Francisco de. Cristianismo numa sociedade plural: a propósito do livro de Boaventura de Sousa Santos "Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos". HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 13, n. 40, p. 2268–2291, 2015. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2015v13n40p2268. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n40p2268. Acesso em: 3 sep. 2025.
Sección
Comunicações Dossiê/Papers-Communications Dossier
Biografía del autor/a

Francisco de Aquino Júnior, Faculdade Católica de Fortaleza - FCF, CE Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

Doutor em teologia na Westfälischen Wilhelms-Universität de Münster – Alemanha; presbítero da Diocese de Limoeiro do Norte - CE e professor de teologia no Instituto Teológico Pastoral do Ceará.