Editorial - Dossiê: Teorias de Linguagem e Estudos de Religião
Contenido principal del artículo
Resumen
Gostaríamos de ressaltar, neste breve Editorial, a importância do tema do dossiê para as ciências da religião. Partimos do pressuposto de que a religião – enquanto objeto das ciências da religião - se estrutura por meio da linguagem, ou que é essencialmente linguagem. Já que as ciências da religião procuram entender, explicar, interpretar e compreender o fenômeno religioso, elas precisam reconhecer, estudar e praticar as diversas formas de linguagem pelas quais a religião se expressa e se comunica. Para esse fim, elas precisarão recorrer às múltiplas teorias da linguagem disponíveis. As linguagens religiosas, como todas as linguagens da cultura, encontram a sua origem numa certa orientação do corpo humano em relação com o seu mundo. Assim teremos linguagens fonéticas, vinculadas às línguas naturais, orais e escritas; linguagens gestuais, ligadas a posições e movimentos corporais externos; e linguagens visuais, oriundas do sentido da visão. Os outros sentidos podem também dar origem a formas distintas de linguagem, como a audição e a linguagem da música e dos sons, o olfato e a linguagem dos odores (pensamos no incenso utilizado em rituais de várias religiões), o paladar e a linguagem dos sabores (por exemplo, o sabor das comidas oferecidas aos deuses), o tato e a linguagem dos toques, especialmente útil aos deficientes visuais, mas não só.
Descargas
Detalles del artículo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.