Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
Artigos
Política padrão de seçãoArtigos/Articles: Dossiê/Dossier
Esta Seção publica artigos científicos originais, de pesquisadores doutores (autores e coautores), conforme o tema da "Chamada para Publicação", dentro do escopo da revista. A partir de 2016, com a periodicidade quadrimestral, cada volume (3 números) publica pelo menos 18 artigos, ou seja 06 trabalhos em cada Dossiê.
Artigos/Articles: Dossiê-Tradução/Dossier-Translation
@rquivo Brasileiro de Educação publica traduções de textos inéditos em português, especialmente com o objetivo de acesso a pesquisas e temáticas importantes e articulados com os descritos da revista, que estejam dentro da Chamada do Dossiê e que sejam de pesquisadores doutores (autores e coautores).
Os artigos submetidos pelo(s) autor(es) serão avaliados pela relevância temática e adequação ao Dossiê, e em razão de possível limitação na circulação internacional ou divulgação no Brasil, especialmente pelo meio de publicação original.
Os textos deverão ser ampliados em algumas de suas partes de forma a atender à estrutura exigida pela revista. Também passarão pelos mesmos processos de avaliação dos demais artigos. Se aprovados, haverá a identificação da forma e da fonte originais de publicação.
Política de Privacidade
DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
PERIODICIDADE
Com fluxo contínuo a partir de 2019, a revista @rquivo Brasileiro de Educação também publica números especiais em razão de temas e questões emergentes.
A revista teve periodicidade semestral até 2015 e, de 2016 a 2018, passou a ser editada e publicada quadrimestralmente.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
ACESSO LIVRE INTEGRAL (free access): oferecer acesso livre imediato ao seu
conteúdo integral, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, pois proporciona maior democratização de acesso e de divulgação desse conhecimento. Abrir a possibilidade de cadastramento para a recepção, gratuita, das informações sobre as últimas publicações, via correio eletrônico.
SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
A revista encaminha os artigos a checklist, à apreciação da Comissão Editorial e editores. São avaliadas a originalidade, a adequação e coerência ao escopo de @rquivo Brasileiro de Educação, a relevância do tema, a formatação e a estrutura do texto, a unidade e articulação, a linguagem, a redação e a utilização das normas da ABNT/PUC Minas.
Os trabalhos submetidos passarão por uma avaliação inicial, que contempla: 1) análise em softwares antiplágio (havendo qualquer ocorrência que possa caracterizar plágio, os autores serão imediatamente informados e o processo avaliativo suspenso); 2) verificação de todos os itens listados no checklist para avaliação inicial de trabalhos; 3) verificação da pertinência do texto à linha editorial e ao escopo da revista. Textos em desacordo com qualquer desses itens serão recusados pela Comissão Editorial.
Após essa etapa, seguirá para a avaliação por pares. Os trabalhos que atenderem aos itens acima serão encaminhados, às cegas, a pelo menos dois avaliadores (de instituições diferentes das dos autores), que se orientarão por um roteiro de avaliação.
Para permitir a avaliação às cegas por parte dos pareceristas, é imprescindível que a versão enviada do trabalho não tenha identificação de autoria, inclusive no corpo do texto, rodapé, referências ou nas propriedades do arquivo. Nas citações e referências de obras dos próprios autores, deve-se usar (AUTOR1, ANO) apenas, sem apresentar título ou outras informações sobre a publicação, para preservar o anonimato.