CFP - Dramaturgias em/da cena: artes, corpos e comunicação
Este dossiê busca acolher estudos que compreendem tanto as cenas do cotidiano quanto as cenas das diversas produções audiovisuais e artísticas como dotadas de aspectos dramatúrgicos (autoria, texto, direção e cenografia), que são constitutivos das expressões comunicacionais contemporâneas. Cena, nesse sentido, é tanto uma fabulação do tempo e do espaço nos quais os atores “aparecem” e se fazem ver e ouvir, como também o locus da constituição performática do sujeito político e da partilha política do sensível.
A proposta do dossiê permite refletir sobre quais partilhas políticas e dissensuais do sensível emergem dessas cenas, a partir de experimentações e tensionamentos sobre a própria dinâmica dos dispositivos interacionais, com possibilidades de transformar o campo de pesquisa em comunicação para além dos dispositivos técnicos.
Outras reflexões importantes que podem ser estabelecidas neste dossiê é a experiência estética como aporte teórico-epistemológico, a fabulação (fabulação crítica, afrofabulação, fabulação como trabalho ficcional dissensual) como parte da movimentação da cena, a partilha do sensível e as montagens de cenas a partir de suas singularidades que tornam a cena única, mas, ao mesmo tempo, conectada a vários eventos e processos mais amplos.
Esses elementos constitutivos permitem refletir sobre os variados enlaces da comunicação com o campo dos estudos de performance e suas inflexões sobre os corpos em cena /da cena, sobre os aspectos das direções de arte e mesmo sobre as formas de comunicação que emergem dessas situações.
Editores convidados:
Jorge Cardoso Filho (UFRB)
Francine Altheman (ESPM)
Temas de interesse:
· métodos de estudos das cenas;
· relações entre estética e política nas expressões audio-verbo-visuais;
· fabulações, imaginação e dispositivos de ficcionais;
· mise-en-scene e dramaturgia nos produtos midiáticos;
· políticas do corpo;
· performances e experimentações;
· corpos em / da cena.
Prazo de submissão: Até 20 de dezembro de 2024
Previsão de publicação: Junho de 2025