The Limitations and Challenges of the Reception for Immigrants and Refugees in the City of Dourados-MS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar os limites e desafios para o acolhimento e integração dos imigrantes na cidade de Dourados, unidade federativa de Mato Grosso do Sul, Brasil, no contexto da Operação Acolhida e das migrações internacionais na região. Por meio da análise documental e do levantamento bibliográfico nacional e internacional, são apresentados os dados socioeconômicos do Município e as demandas dos imigrantes na área, em especial a dinâmica de infraestrutura e educação. Conclui-se que as lacunas em termos de aulas de português, infraestrutura de recepção e procedimentos burocráticos para integração escolar ainda são desafios muito evidentes neste município específico no Brasil.
Palavras-chave: Dourados, ACNUR, Refugiados, Imigração Internacional, Mato Grosso do Sul
Downloads
Referências
BETTS, Alexander. LOESCHER, Gil. Refugees in International Relations. Oxford: Oxford University Press, 2012.
BETTS, Alexander. Survival Migration – failed governance and the crisis of displacement. London: Cornell University Press, 2009
LOESCHER, Gil. Beyond Charity – international cooperation and the global refugee crisis.Oxford: Oxford University Press, 1993.
RICHMOND, Anthony H. Reactive Migration: Sociological Perspectives on Refugee Movements. In: International Sociological Association, Research Committee on Migration. Lisbon, 1992.
SILVA, João Lucas Zanoni da. O Movimento Migratório Venezuelano para o Brasil – do ingresso em Paracaima –RR ao início da interiorização em Dourados-MS. Belo Horizonte: Arraes Editora, 2021.
Copyright (c) 2023 Estudos Internacionais: revista de relações internacionais da PUC Minas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).