A GEOGRAFIA RELIGIOSA DOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ DE CONTAGEM, MINAS GERAIS - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p348

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Aurino Gois

Resumo

O texto apresenta uma análise geográfica do uso ritualístico dos terreiros de candomblé de áreas específicas que se estendem para além de seu espaço sagrado propriamente dito. A explicação dessa ocorrência vai se apoiar na compreensão de que a expansão territorial desse espaço sagrado é uma práxis inerente ao fazer religioso dessa religião, compreendendo, por sua vez, o território como um espaço vivido e apropriado afetiva e simbolicamente. Os dados foram obtidos a partir de uma pesquisa mais ampla sobre os terreiros da cidade de Contagem no período de 2009 a 2010 e sua análise será realizada desde a perspectiva da geografia humanista cultural, que tem a geografia da religião como um campo de investigação. Esse estudo aponta ao final a estreita relação entre os atos litúrgicos dessa religião e a natureza, denotando a necessidade de proximidade e preservação das áreas verdes de seu entorno como garantia de manutenção de seu patrimônio imaterial no futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GOIS, A. A GEOGRAFIA RELIGIOSA DOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ DE CONTAGEM, MINAS GERAIS - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p348. INTERAÇÕES, v. 8, n. 14, p. 348-361, 20 mar. 2014.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Aurino Gois, PUC Minas

Concluiu o doutorado (2011) em Geografia Tratamento da Informação Espacial com tese a respeito do espaço e território das religiões de matrizes africanas: candomblé e umbanda. Bacharel (1992) e Especialista em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Mestrado em Ciências Sociais Gestão das Cidades (2003) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor Adjunto IV do Departamento de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É professor das disciplinas Fenômeno Religioso e Pessoa e Sociedade (Graduação), Geografia da Religião (Lato Sensu em Ciências da Religião) e Ètica Ambiental (Lato Sensu em Estudos de Impacto e Licenciamento Ambiental em Mineração e Grandes Empreendimentos). Atualmente é Coordenador de Extensão e Membro do Colegiado do Curso de Sistemas de Informação em Betim. Coordenador de Extensão do Curso de Engenharia Mecânica e Coordenador do Programa Espaço, Dignidade e Cidadania, ambos em Contagem. É membro do Comitê de Ética da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade. Atualmente estuda e pesquisa as religiões de Matrizes Africanas e Ameríndia, o catolicismo popular e os Movimentos religiosos e as Filosofias espiritualistas de diferentes matrizes culturais. É membro da associação brasileira de história das religiões - ABHR, membro associado da sociedade de teologia e ciências da religião (SOTER).