A GEOGRAFIA RELIGIOSA DOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ DE CONTAGEM, MINAS GERAIS - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p348
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O texto apresenta uma análise geográfica do uso ritualístico dos terreiros de candomblé de áreas específicas que se estendem para além de seu espaço sagrado propriamente dito. A explicação dessa ocorrência vai se apoiar na compreensão de que a expansão territorial desse espaço sagrado é uma práxis inerente ao fazer religioso dessa religião, compreendendo, por sua vez, o território como um espaço vivido e apropriado afetiva e simbolicamente. Os dados foram obtidos a partir de uma pesquisa mais ampla sobre os terreiros da cidade de Contagem no período de 2009 a 2010 e sua análise será realizada desde a perspectiva da geografia humanista cultural, que tem a geografia da religião como um campo de investigação. Esse estudo aponta ao final a estreita relação entre os atos litúrgicos dessa religião e a natureza, denotando a necessidade de proximidade e preservação das áreas verdes de seu entorno como garantia de manutenção de seu patrimônio imaterial no futuro.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
GOIS, A. A GEOGRAFIA RELIGIOSA DOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ DE CONTAGEM, MINAS GERAIS - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p348. INTERAÇÕES, v. 8, n. 14, p. 348-361, 20 mar. 2014.
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- 1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).