A “TRADIÇÃO DA SEGUNDA ORDEM” COMO FONTE IDENTITÁRIA DA CIÊNCIA DA RELIGIÃO reflexões epistemológicas e concretizações
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Preocupado com a falta de conhecimento sobre as especificidades e o perfil meta-teórico da Ciência da Religião por parte de um número considerável de acadêmicos brasileiros que atuam nesta área, o presente texto apresenta os elementos epistemológicos e metodológicos constitutivos para esta disciplina autônoma. Em prol da identificação de princípios identitários da Ciência da Religião, o artigo chama atenção para aspectos intelectuais e estruturais fundamentais para qualquer empreendimento científico. Em seguida será retomado o conceito da “tradição da segunda ordem” que, por sua vez, instiga um lançamento sistemático de fundamentos da Ciência da Religião consensuais desde a fase formativa da disciplina.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).