A “TRADIÇÃO DA SEGUNDA ORDEM” COMO FONTE IDENTITÁRIA DA CIÊNCIA DA RELIGIÃO reflexões epistemológicas e concretizações

Conteúdo do artigo principal

Resumo

Preocupado com a falta de conhecimento sobre as especificidades e o perfil meta-teórico da Ciência da Religião por parte de um número considerável de acadêmicos brasileiros que atuam nesta área, o presente texto apresenta os elementos epistemológicos e metodológicos constitutivos para esta disciplina autônoma. Em prol da identificação de princípios identitários da Ciência da Religião, o artigo chama atenção para aspectos intelectuais e estruturais fundamentais para qualquer empreendimento científico. Em seguida será retomado o conceito da “tradição da segunda ordem” que, por sua vez, instiga um lançamento sistemático de fundamentos da Ciência da Religião consensuais desde a fase formativa da disciplina. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
USARSKI, Frank. A “TRADIÇÃO DA SEGUNDA ORDEM” COMO FONTE IDENTITÁRIA DA CIÊNCIA DA RELIGIÃO: reflexões epistemológicas e concretizações. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 13, n. 23, p. 23–37, 2018. DOI: 10.5752/P.1983-2478.2018v13n23p23-37. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/18175. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
DOSSIÊ
Biografia do Autor

Frank Usarski, PUC-SP

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 | Orientador de Doutorado Doutorado em Ciência da Religião pelo Universität Hannover, Alemanha(1987). Pós-Doutorado pelo Universitat Hannover, Alemanha(1993). Atuação em Ciência da Religião
Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil