APONTAMENTOS SOBRE O ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR uma contribuição da pedagogia de Comênio

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Taciana Brasil dos Santos

Resumo

Resumo: O Ensino Religioso, no Brasil, tem sofrido muitas transformações nas últimas décadas. Essas mudanças atingem, principalmente, seus objetivos, currículo e formação docente. Este artigo tem por propósito estabelecer propostas e críticas metodológicas para esse novo modelo da disciplina, a partir das contribuições da pedagogia de Comênio. Com vistas a atingir este objetivo, foram desenvolvidos três tópicos textuais. O primeiro dedica-se à biografia de Comênio e sua importância para a pedagogia moderna. A seguir, discorre-se sobre o novo Ensino Religioso, suas perspectivas epistemológicas e de formação docente. Por fim, são construídas críticas e proposições metodológicas para o conteúdo a partir dos princípios apresentados em um capítulo da Didática Magna, principal livro do autor. Conclui-se deste trabalho que, apesar do lapso temporal, a obra de Comênio permanece sempre atual para orientar e auxiliar os docentes em suas práticas.


 

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Como Citar
BRASIL DOS SANTOS, Taciana. APONTAMENTOS SOBRE O ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR: uma contribuição da pedagogia de Comênio. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 14, n. 25, p. 205–226, 2019. DOI: 10.5752/P.1983-2478.2019v14n25p205-226. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/19019. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Taciana Brasil dos Santos, PUC Minas

Doutora em Ciências da Religião, Mestre em Educação, Teóloga e Pedagoga.

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