O LEITOR-EXERCITANTE aproximações entre a imaginação ricoeuriana e a contemplação inaciana
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo propõe demonstrar que existe uma correlação entre a imaginação ricoeuriana, presente na filosofia hermenêutica de Paul Ricoeur e a mistagogia dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola (EE) que se dá mediante um método próprio de leitura e contemplação dos textos bíblicos. Desta forma, o leitor (no sentido ricoeuriano) e o exercitante (no sentido inaciano) estariam realizando uma atividade interpretativa através da leitura, porém, por óticas díspares, a saber, uma filosófica e a outra espiritual. Se é durante a leitura que se realiza a hermenêutica, é, igualmente na linguagem narrativa em que se faz uma leitura de si. E se interpretação é hermenêutica, é justamente aqui que empregamos a imaginação ricoeuriana numa aproximação dialógica com a contemplação inaciana.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ARÉVALO, Eduardo Andrés Silva. Três novas abordagens da religião e da teologia a partir da filosofia. In: CRUZ, Eduardo Rodrigues da; MORI, Geraldo de. (Orgs.). Teologia e Ciência da Religião: a caminho da maioridade acadêmica no Brasil. São Paulo: Paulinas; Belo Horizonte: Editora PUC-Minas, 2011.
BUSTAMANTE, Cristina. La cuestión antropológica en Ricoeur: sujeto e imaginación; apuntes para un diálogo con la teología. v. 87, n. 109. Santigo de Chile: Pontificia Universidad Católica de Chile, 2018.
CARUANA, E.; BORRIELO, R.; DEL GENIO, M. R.; SUFFI, N. (Orgs.). Dicionário de Mística. São Paulo: Loyola: Paulus, 2003.
FILORAMO, Giovanni; PRANDI, Carlo. As Ciências das Religiões. São Paulo: Paulus, 1999.
FUMERO, Érico. A poética do tempo: uma aproximação da filosofia fenomenológica hermenêutica de Paul Ricoeur na obra Tempo e Narrativa. São Paulo: Loyola, 2018.
GEFFRÉ, Claude. Crer e interpretar: a virada hermenêutica da teologia. Tradução de Lúcia M. Endlich Orth. Petrópolis: Vozes, 2004.
GRONDIN, Jean. Paul Ricoeur. São Paulo: Loyola, 2015.
GRONDIN, Jean. Hermenêutica. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
HIGUET, Etienne Alfred. Hermenêutica da Religião. In: PASSOS, João Décio. USARSKI, Frank. (Orgs). Compêndio da ciência da religião. São Paulo: Paulinas: Paulus, 2013.
LOYOLA, Inácio de. Escritos de Santo Inácio: Exercícios Espirituais. São Paulo: Loyola, 2000.
MARTY, François. Sentir e saborear: os sentidos nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola. São Paulo: Loyola, 2006.
MELLONI, Javier. La mistagogia de los ejercicios. Bilbao: Editorial Sal Terrae, 2001.
METTS, Ralph E. Inácio sabia: intuições pedagógicas. São Paulo: Loyola, 1997.
MONDONI, Danilo. História e teologia da espiritualidade. São Paulo: Loyola, 2014.
MORAES JUNIOR, Manoel R. de; SILVEIRA, Emerson S. da. A dimensão teórica dos Estudos da Religião: horizontes histórico, epistemológico e metodológico nas Ciências da Religião. São Paulo: Fonte Editorial, 2017.
PALAORO, Adroaldo. A experiência espiritual de Santo Inácio e a dinâmica interna dos exercícios. São Paulo: Loyola, 1992.
RICOEUR, Paul. A hermenêutica bíblica. São Paulo: Loyola, 2006.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução: Alain François [et. al.]. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
RICOEUR, Paul. Do texto a acção: ensaios de hermenêutica II. Tradução Alcino Cartaxo, Maria José Sarabando. Porto. Ed. Rés, 1989.
RICOEUR, Paul. Escritos e conferências: hermenêutica. São Paulo: Loyola, 2011.
RICOUER, Paul. Interpretação e ideologias. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
RICOEUR, Paul. O conflito das interpretações: ensaios de hermenêutica. Porto: Rés, 1969.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa I. Tradução Constança Marcondes Cesar. Campinas: Papirus, 1994.
ROTSAERT, Mark. Os exercícios espirituais: o segredo dos jesuítas. São Paulo: Loyola, 2o17.
SALLES, Walter. Paul Ricoeur e a refiguração da vida diante do mundo do texto. Síntese: Revista de Filosofia, Belo Horizonte, v. 39, n. 124, p. 259-278, 2012. Disponível em: http://faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/1805. Acesso em: 26 dez. 2018.
VASQUEZ, Ulpiano. A Contemplação para alcançar o amor. São Paulo: Loyola, 2005. (Coleção Leituras e Releituras 15).
VILLAS BOAS, Alex. Teologia em diálogo com a literatura: origem e tarefa poética da teologia. São Paulo: Paulus, 2016.