BHAKTIVINODA THAKURA E O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO NO SÉCULO XIX
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Bhaktivinoda Ṭhākura, mestre basilar do Vaiṣṇavismo, uma das quatro principais tradições do Hinduísmo, é um dos raros mestres que foi capaz de resgatar, reformar e propagar um determinado pensamento teológico, apresentando uma obra singular e extensa. Neste artigo, apresento, sobretudo, as proposições de Bhaktivinoda Ṭhākura para o diálogo inter-religioso, publicadas na Índia ainda no século XIX. A pesquisa foi de natureza teórica e a ferramenta utilizada foi bibliográfica, tendo como base três livros fundamentais da obra de Bhaktivinoda Ṭhākura. O diálogo inter-religioso é uma realidade atual bastante estudada na Ciência da Religião, mas são poucos os exemplos de estudos no Brasil sobre membros de tradições não-cristãs que propuseram ou propõem este diálogo. Assim, vê-se ao final o pioneirismo e visão do autor estudado e sua importância para o campo de pesquisas em Pluralismo e Diálogo inter-religioso.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BHASAN, A. L. The wonder that was India. Calcutá: Rupa e Co, 1982.
CHAKRAVARTI, S. C. Philosophical fundation of bengal Vaisnavism: A Critical Exposition. Nova Delhi: Munshiram Manoharlal Publishers, 2004.
FLOOD, G. Uma introdução ao hinduísmo. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2014.
KAVIRAJA, Krishnadasa. Sri Caitanya-Caritamrta. Tradução Bhaktivedanta Swami Prabhupada. São Paulo: Bhaktivedanta Book Trust, 1987.
LIBANIO, J. B. Apresentação. In: TEIXEIRA, F. Buscadores do diálogo: itinerários inter-religiosos. São Paulo: Paulinas, 2012. p. 9-13.
MARTINS, K. C. V. A arte religiosa da Índia como instrumento de diálogo e apreciação da alteridade em um contexto intercultural. In: Simpósio Internacional PUC-MINAS-FAJE: religiões para a paz ou para a guerra? 2015, Belo Horizonte. Anais do XI Simpósio Internacional PUC Minas-FAJE: religiões para a paz ou para a guerra? [...]. Belo Horizonte: FAJE, 2015. Disponível em: http://www1.pucminas.br/simposioreligioes/assets/anais_simposio_guerra_paz_v11.pdf. Acesso em: 15 jul. 2019.
OTTO, R. Christianity and the indian religion of grace. Madras: Christian Literature Society, 1929.
PANASIEWICZ, R. Criação, revelação e salvação: uma leitura da identidade cristã a partir da teología de Andrés Torres Queiruga. Rever: Revista de Estudos da Religião, v. 16, n. 1, p. 50-66, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/rever/article/view/28433. Acesso em: 17 jul. 2019.
PANNIKAR, R. Espiritualidad hindu: Sanatana dharma. Barcelona: Kairós, 2005.
RIBEIRO, C. O. Pluralismo e libertação. São Paulo: Paulinas, 2014.
SÖDERBLOM, N. The living God: basal forms of personal religion. Londres: Oxford University Press, 1931.
TEIXEIRA, F. Buscadores do diálogo: itinerários inter-religiosos. São Paulo: Paulinas, 2012.
THĀKURA, S. B. Śrī Kṛṣṇa-saṁhitā. Vrindavana: Vrajaraj Press, 1998.
THĀKURA, S. B. Śrī Caitanya-Śikṣāmṛta. Tradução Bhanu Swami. Vrindavana: Brhat Mrdanga Press, 2004.
THĀKURA, S. B. Jaiva Dharma: el livro del alma. Tradução Bhaktivedanta Narayana Maharaja. Vrindavana: Gaudiya Vedanta, 2007.
THEODOR, I. Exploring the Bhagavad Gītā: philosophy, structure and meaning. London: Ashgate, 2010.
VALERA, L. Mística devocional (Bhakti) como experiência estética (Rasa): um estudo do Bhakti-rasamrta-sindhu de Rupa Goswami. 2015. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015.
VYASA, Veda. Bhagavata-Purana. Tradução Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Pindamonhangaba: Bhaktivedanta Book Trust, 1995. 19 v.
YATI, B. P. Sri Shandilya Bhakti Sutras. Madras: Sree Gaudiya Math. 1991.