FUNDAMENTOS DA DISCIPLINA EPISTEMOLOGIA AXIOLÓGICA DE MARIÀ CORBÍ E A DESCONSTRUÇÃO DA EPISTEMOLOGIA MÍTICA COMO EXPRESSÃO DE SUBALTERNIDADE

Conteúdo do artigo principal

Milene Costa

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os fundamentos da disciplina da epistemológica axiológica desenvolvida por Marià Corbí (2020) e a desconstrução da epistemologia mítica como expressão de subalternidade, ou seja, como desconstrução da condição própria do colonialismo. O advento da sociedade industrial e suas consequentes transformações sociais repercutiram na modificação da forma epistemológica de interpretar a realidade. Nas sociedades pós-industriais, percebe-se certo desencontro entre os esforços para o progresso tecnológico alinhados ao avanço do conhecimento científico, mas em descompasso no que diz respeito ao desenvolvimento das relações interpessoais e coletivas, o acolhimento das diferenças e do diferente. O fenômeno provoca impactos agudos e potentes no estilo de vida individual e coletivo. Esse desencontro se visibiliza na resposta dos sistemas de valores representados pelas crenças religiosas, por meio de instituições que robustecem os conflitos, a violência e a permanência de convicções inconsistentes para sustentar as demandas da contemporaneidade que aponta para a solidariedade, para a ação conjunta e sustentável. Propõe-se analisar e compreender como essa reação arcaica se torna incompatível e desatualizada frente aos processos de desenvolvimento e transformação social. Nesse contexto, a disciplina da epistemológica axiológica de Marià Corbí se mostra relevante e urgente para os debates que procuram, de forma possível e viável, a atualização dos sistemas de crenças na contemporaneidade, pois o cenário conclama a uma realidade única, centrada em formas múltiplas e flexíveis, sem a condição de subalternidade. Apresenta-se cinco pontos que reforçam essa hipótese.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
COSTA, Milene. FUNDAMENTOS DA DISCIPLINA EPISTEMOLOGIA AXIOLÓGICA DE MARIÀ CORBÍ E A DESCONSTRUÇÃO DA EPISTEMOLOGIA MÍTICA COMO EXPRESSÃO DE SUBALTERNIDADE . INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. e201c03, 2025. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/30317. Acesso em: 31 ago. 2025.
Seção
DEBATES E COMUNICAÇÕES
Biografia do Autor

Milene Costa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestra em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. 

Referências

CORBÍ, Marià. La mente y la cualidad humana. Principios de Epistemología Axiológica 08. Barcelona: Bubok, 2022.

CORBÍ, Marià. Las sociedades de conociminento y la calidad de vida. Principios de epistemología axiológica 5. Bubok: Barcelona, 2017.

CORBÍ, Marià. Proyectos colectivos para sociedades dinámicas: principios de epistemología axiológica. Barcelona: Herder, 2020

TORRES, João Camillo de Oliveira. História das ideias religiosas no Brasil. São Paulo: Grijalbo, 1968.