UMA FÉ ENTRE TANTAS FÉS: o ansiado fibiogital
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O transumanismo – transignificado em religião das soluções – prega uma crença disruptiva e contraintuitiva, a morte é evitável, uma vez que o fim da existência individual não consiste em uma determinação de Deus ou dos deuses, mas em um defeito da condição humana solucionável. O alvo do transumanismo não é o que fazer religiosamente sendo para viver eternamente, mas o que fazer biotecnologicamente solucionando para viver indefinidamente. O presente artigo tem três objetivos: 1) apresentar a fé tecnófila; 2) demonstrar o quanto é remota e atual a busca pela imortalidade; 3) expor ideias e alcances que promovem o fortalecimento do otimismo tecnocientífico inabalável dos sequazes da religião das soluções. Em unidade com os objetivos, dar-se a conhecer os princípios extropianos – os que constituem os elementos fundadores da fé tecnófila, as ideias e descobertas que ensejam o pensar radicalmente não religioso da transcendência e a analogia entre a crença transumanista e o projeto de Gizé. Este labor científico tem como finalidade demonstrar o seguinte resultado: o fibiogital, a obra prima da religião das soluções. A especiação enunciada, o fibiogital, é a entidade que vaticina a erradicação das doenças e o prolongamento da longevidade via intervenções da ciência e da tecnologia.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
AIT. Associazione Italiana Trasumanisti. 2023. Disponível em: http://www.transumanisti.it/. Acesso em: 29 mai. 2023.
ALBUQUERQUE, A. S. Por uma ficção científica ou uma ciência ficcional: jogos e disputas entre ficção, ciência e filosofia. Khronos, Revista de História da Ciência, n. 9, p. 146-162, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/khronos/article/view/171850/161956. Acesso em: 2 jun. 2023.
ALVES, Rubem. O Deus que conheço. São Paulo: Planeta do Brasil, 2019.
BEZERRA, Mirthyani. Entenda o que é Crispr, a técnica que deu o Nobel a dupla de mulheres. TILT UOL, 07 out. 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/10/07/entenda-o-que-e-crispr-a-tecnica-que-deu-o-nobel-a-dupla-de-mulheres.htm. Acesso em: 30 mai. 2023.
BOSTROM, Nick. Transhumanism FAQ – A Generation Introduction. Version 2.1 (2003). Disponível em: https://nickbostrom.com/views/transhumanist.pdf. Acesso em: 1 jun. 2023.
CABRAL, J. F. R. S. Crenças transumanistas: a superação do envelhecimento, o fim da morte e o advento do fibiogital, 2024. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2024. Disponível em: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1853. Acesso em: 21 mai. 2023.
FERRY, Luc. A revolução transhumanista. Barueri: Manole, 2018.
FERRY, Luc. Depois da religião: o que será do homem depois que a religião deixar de ditar a lei? Rio de Janeiro: DIFEL, 2008.
GABRIEL, Martha. Inteligência artificial: do zero ao metaverso. Barueri: Atlas, 2022.
GLEISER, Marcelo. Criação imperfeita. Rio de Janeiro: Record, 2014.
HUMANITY+. The Transhumanist Declaration. 2009. Disponível em: https://www.humanityplus.org/the-transhumanist-declaration. Acesso em: 29 mai. 2023.
ISAACSON, Walter. A decodificadora: Jennifer Doudna, edição de genes e o futuro da espécie humana. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2021.
JOÃO PAULO II, Papa. Salvifici doloris: Carta Apostólica sobre o sentido cristão do sofrimento humano. São Paulo: Paulinas, 2014.
KNEALE, Matthew. Crença: nossa invenção mais extraordinária. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2016.
MORE, Max. The Extropian Principles – V. 2.6. 1995. Disponível em: https://www.alamut.com/subj/ideologies/manifestos/extropian_principles.html. Acesso em: 29 mai. 2023.
OLIVEIRA, Jelson; LOPES, Wendell E. S. Transhumanismo: o que é, quem vamos ser. Caxias do Sul: Educs, 2020.
PESSÔA, Camila. Entenda o sistema de código binário. Alura, 2022. Disponível em: https://www.alura.com.br/artigos/sistema-codigo-binario. Acesso em: 30 mai. 2023.
SANTAELLA, Lucia. Neo-humano: a sétima revolução cognitiva do sapiens. São Paulo: Paulus, 2022.
SHATZER, Jacob. Transhumanismo e a imagem de Deus: a tecnologia de hoje e o futuro do discipulado cristão. São Paulo: Vida Nova, 2022.
SHERME, Michael. Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas: pseudociência, superstição e outras confusões dos nossos tempos. São Paulo: JSN, 2011.
VITA-MORE, Natasha. Transhumanism Manifesto. 2020. Disponível em: https://natashavita-more.com/transhumanist-manifesto. Acesso em: 1 jun. 2023.
VITA-MORE, Natasha. Transhumanism What is? H+ In support of Humanity +, Inc. and the future of humanity, 2018.Versão Ebook-Kindle.