DA PALAVRA AO GESTO: Exortações da Torá, símbolos e rituais preservando a identidade e o sentimento de comunidade judaicos

Conteúdo do artigo principal

Ana Lúcia Galinkin

Resumo

A Torá, livro sagrado do judaísmo, considerado o plano divino revelado a Moisés, contém 169 exortações a lembrar e a não se esquecer dos mandamentos divinos. Essas determinações a guardar na lembrança e a obedecer aos mandamentos, como também a transmiti-los às futuras gerações, que estão expressas nos versículos contidos em alguns capítulos texto sagrado, levou à criação de símbolos e rituais para diversas ocasiões da vida judaica. Neste texto serão apresentadas algumas incitações a lembrar, expressas em versículos da Torá, e os símbolos e rituais criados a partir desses versículos, que ativam a lembrança dos mandamentos e preservam o sentimento de comunidade e a identidade do grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
GALINKIN, Ana Lúcia. DA PALAVRA AO GESTO: Exortações da Torá, símbolos e rituais preservando a identidade e o sentimento de comunidade judaicos. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 7, n. 12, p. 37–48, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6143. Acesso em: 12 set. 2025.
Seção
DOSSIÊ LITERATURA E RELIGIÃO
Biografia do Autor

Ana Lúcia Galinkin, PUC Minas

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo – USP/SP. Pós-Doutorado em Psicologia
Social pela Université René Descarte, Paris. Mestrado em Antropologia Social pela Universidade
de Brasília. Psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora orientadora no
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, Instituto de
Psicologia, Universidade de Brasília.