A CRISE DE FÉ COMO PONTO FUNDAMENTAL DO FILOSOFAR: BERGMAN E BRESSON
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do presente artigo é investigar a crise de fé como um ponto fundamental para o ato de filosofar. Os filmes Diário de um pároco de aldeia (1950) de Robert Bresson e Luz de inverno de Ingmar Bergman (1962) serão as principais fontes de nossa reflexão. Nossa proposta é avaliar como se manifesta a crise de fé em indivíduos religiosos e como a mesma pode ser significativa filosoficamente. Para tanto, também nos valeremos das reflexões de George Bernanos, autor da obra Diário de um pároco de aldeia, que inspirou o filme de Bresson e também de algumas reflexões selecionadas de filósofos como Kierkegaard, Nietzsche, Heine, Feuerbach, Santo Agostinho e Albert Camus. Segundo nossa interpretação, a temática da filosofia da existência é vital tanto no cinema de Bresson como no de Bergman.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
DE PAULA, Marcio Gimenes. A CRISE DE FÉ COMO PONTO FUNDAMENTAL DO FILOSOFAR: BERGMAN E BRESSON. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 7, n. 11, p. 99–111, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6191. Acesso em: 14 ago. 2025.
Seção
DOSSIÊ FILOSOFIA DA RELIGIÃO (II)
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).