DIVERSIDADE RELIGIOSA NA EDUCAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo partiu do seguinte questionamento: como a diversidade religiosa está sendo trabalhada na educação brasileira? Com vistas a responder esta questão, utilizou-se a pesquisa qualitativa, com método histórico e fundamentou-se na análise bibliográfica, subsidiada por leis educacionais, livros e revistas. E ao discorrer a história do Ensino Religioso no cenário brasileiro, revelou-se que com a Lei nº 9.475/97, este componente curricular tornou-se parte dos currículos das escolas oficiais do Ensino Fundamental do Brasil, e a partir deste periodo, não mede esforços para refletir sobre a diversidade cultural e religiosa do país, com vistas a contribuir para o conhecimento e respeito das diferentes expressões religiosas advindas da elaboração cultural que compõe a sociedade brasileira, formando cidadãos multiculturalistas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
KADLUBITSKI, Lidia; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. DIVERSIDADE RELIGIOSA NA EDUCAÇÃO. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 7, n. 11, p. 179–197, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6196. Acesso em: 14 ago. 2025.
Seção
DEBATES E COMUNICAÇÕES
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).