DEUS DO DESERTO, DEUS DO VALE: a geografia como ponto de partida para a comprensão do fenômeno religioso
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Geografia da Religião – segmento da Geografia e das Ciências da Religião que analisa a relação entre o meio ambiente, os indivíduos e a construção do universo religioso – é utilizada neste artigo para demonstrar como as religiões mais populares do mundo moldaram seus paradigmas a partir do ambiente geográfico. Grandes ambientes geográficos – a saber, o deserto e as terras férteis associadas a rios – estão diretamente relacionados, por exemplo, à atitude da divindade para com os homens e às demandas destes face ao sagrado. O autor pretende demonstrar que da detecção dessas relações nasce um novo e promissor caminho para o diálogo inter-religioso.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
ANDRADE, Joachim. DEUS DO DESERTO, DEUS DO VALE: a geografia como ponto de partida para a comprensão do fenômeno religioso. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 5, n. 7, p. 13–38, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6450. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
Dossiê Geografia da Religião - nova abordagem (I)
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).