O FENÔMENO DA ‘BENZEÇÃO MODERNA’ À LUZ DA TEORIA DO CONSUMO MODERNO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a variante moderna do fenômeno da “benzeção”, para a qual utilizaremos à expressão “benzeções modernas”. Estará em foco uma interpretação da lógica cultural que orienta a procura desse serviço mágico-religioso na sociedade brasileira, moderna e contemporânea. Serviu como campo etnográfico da pesquisa a cidade de Juiz de Fora (MG). Nossa hipótese é a de que as pessoas, ao consumirem os “bens simbólicos” oferecidos pelas “benzedeiras modernas”, além de
desejarem que o “seu mundo” seja cada vez melhor, despertam em si mesmo, através do consumo de bens-mágico-religiosos, fantasias, emoções, desejo e admiração.
desejarem que o “seu mundo” seja cada vez melhor, despertam em si mesmo, através do consumo de bens-mágico-religiosos, fantasias, emoções, desejo e admiração.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
CALVELLI, Haudrey Germiniani. O FENÔMENO DA ‘BENZEÇÃO MODERNA’ À LUZ DA TEORIA DO CONSUMO MODERNO. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 4, n. 5, p. 49–64, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6686. Acesso em: 11 ago. 2025.
Seção
Dossiê Religião e Religiosidade: O Olhar Antropológico
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).