O FENÔMENO DA ‘BENZEÇÃO MODERNA’ À LUZ DA TEORIA DO CONSUMO MODERNO

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Haudrey Germiniani Calvelli

Resumen

O objetivo deste trabalho é analisar a variante moderna do fenômeno da “benzeção”, para a qual utilizaremos à expressão “benzeções modernas”. Estará em foco uma interpretação da lógica cultural que orienta a procura desse serviço mágico-religioso na sociedade brasileira, moderna e contemporânea. Serviu como campo etnográfico da pesquisa a cidade de Juiz de Fora (MG). Nossa hipótese é a de que as pessoas, ao consumirem os “bens simbólicos” oferecidos pelas “benzedeiras modernas”, além de
desejarem que o “seu mundo” seja cada vez melhor, despertam em si mesmo, através do consumo de bens-mágico-religiosos, fantasias, emoções, desejo e admiração.

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Cómo citar
CALVELLI, Haudrey Germiniani. O FENÔMENO DA ‘BENZEÇÃO MODERNA’ À LUZ DA TEORIA DO CONSUMO MODERNO. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 4, n. 5, p. 49–64, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6686. Acesso em: 11 ago. 2025.
Sección
Dossiê Religião e Religiosidade: O Olhar Antropológico
Biografía del autor/a

Haudrey Germiniani Calvelli, PUC Minas

Doutora em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora de Antropologia
e Teoria Social da Escola de Estudos Superiores de Viçosa.