SANTO TOMÁS DE AQUINO E O CONHECIMENTO NEGATIVO DE DEUS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo visa apresentar o caráter negativo do conhecimento humano de Deus, de acordo com Sto. Tomás de Aquino. Tal se dá por causa do objeto próprio do conhecimento intelectual humano (natureza existente na matéria) e por causa da transcendência de Deus, que está acima de tudo o que existe e que podemos apreender. Essa característica do conhecimento humano de Deus afeta mesmo a revelação divina e a sagrada doutrina. Com efeito, se a revelação alarga o alcance do conhecimento humano, não lhe
altera o modo de proceder. Por outro lado a sagrada doutrina visa “salvar o mistério divino”, sem pretender compreendê-lo: sicut ignoto conjungitur.
altera o modo de proceder. Por outro lado a sagrada doutrina visa “salvar o mistério divino”, sem pretender compreendê-lo: sicut ignoto conjungitur.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
NASCIMENTO, Carlos Arthur Ribeiro do. SANTO TOMÁS DE AQUINO E O CONHECIMENTO NEGATIVO DE DEUS. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 3, n. 3, p. 61–77, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6722. Acesso em: 8 ago. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).