EXPERIÊNCIAS, SABERES E FAZERES: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E CULTURAS LOCAIS

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Cleusa Maria Gomes Graebin
Rejane Silva Penna

Resumo

Em tempos de globalização, a percepção da diluição das fronteiras culturais entre o local e o global, constituídas de temporalidades múltiplas, nas quais o novo e o velho coexistem, provoca um questionamento: qual o papel social da universidade no reconhecimento e valorização das culturas locais? Para responder a esta questão, apoiamo-nos em pesquisas aplicadas e experiências que realizamos no recorte espacial do UNILASALLE (RS), instituição da qual fazemos parte. Essas têm como temas, as dinâmicas culturais locais e memória social. Organizamos o artigo, abordando, em primeiro lugar, as culturas locais como campo do conhecimento e, após, explicitamos as relações que a universidade desenvolve com as mesmas.

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Como Citar
GRAEBIN, Cleusa Maria Gomes; PENNA, Rejane Silva. EXPERIÊNCIAS, SABERES E FAZERES: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E CULTURAS LOCAIS. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 139–154, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6741. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
Dossiê Educação e contexto
Biografia do Autor

Cleusa Maria Gomes Graebin, PUC Minas

Doutora em História (UNISINOS); pesquisadora e professora do curso de História do
UNILASALLE; coordenadora do Museu e Arquivo Histórico La Salle; membro do Conselho
Municipal de Cultura de Canoas; pesquisadora associada ao Arquivo Histórico do Rio Grande
do Sul. Pesquisa História Local, História Oral, Museu e Educação; Festas e Celebrações
(apoio CNPQ/FAPERGS).

Rejane Silva Penna, PUC Minas

Doutora em História (PUCRS); pesquisadora e professora do Mestrado em Educação e do
curso de História do UNILASALLE; membro do Conselho Municipal de Cultura de Canoas;
Historiógrafa do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. Pesquisa História Local, Migrações
e História Oral.